Estas 5 máscaras faciais caseiras podem tratar praticamente qualquer problema de pele

Não é nenhum segredo que o aloe vera, um conhecido calmante natural para queimaduras solares, oferece diversos benefícios para a saúde da pele. Pode ser utilizado como primer antes de aplicar a base, como removedor de maquiagem, hidratante e até mesmo como tratamento para o couro cabeludo irritado.

É lógico pensar que o aloe vera seja a máscara facial DIY definitiva (“DIY” é uma abreviação de “Do It Yourself”, que em português significa “Faça Você Mesmo”.), capaz de tratar eficazmente qualquer problema de pele que você possa enfrentar, como irritações, descoloração ou danos causados pelo sol. É suave o suficiente para evitar o ressecamento da pele. A única pergunta que permanece é: há algo que essa planta não possa fazer? Continue lendo para descobrir.

Como fazer uma máscara facial de aloe vera

Vamos explicar como criar uma máscara facial de aloe vera passo a passo. Primeiro, comece procurando o aloe vera. Se você puder colher a planta por conta própria, ótimo – assim você terá acesso a seu próprio suprimento de gel mágico. Caso não tenha uma planta de aloe vera em casa, esforce-se para encontrar a versão fresca, como recomenda a dermatologista da Califórnia, Cynthia Bailey, médica e diplomata do American Board of Dermatology, pois o aloe vera fresco preserva melhor suas propriedades medicinais. Muitos géis e sucos comerciais de aloe vera contêm conservantes e outros ingredientes.

Além disso, é importante realizar um teste de remendo antes de aplicar a mistura em todo o rosto. A babosa pode causar dermatite de contato em algumas pessoas, alerta Marisa Plescia, cientista pesquisadora da empresa de beleza limpa NakedPoppy. Portanto, é fundamental garantir que você não terá nenhuma irritação antes de aplicar a máscara facial completa.

Para criar a máscara, você precisará do aloe vera e quaisquer ingredientes adicionais que escolher (falaremos mais sobre isso posteriormente). As etapas a seguir são bastante simples:

1-Misture aloe vera e outros ingredientes em uma tigela até obter uma consistência para barrar (certifique-se de que não esteja muito líquido!)
2- Aplique a máscara no rosto e deixe descansar por alguns minutos. De cinco a dez geralmente resolve. Só não deixe descansar por mais de 20 minutos, pois pode perder o efeito hidratante e potencialmente causar irritação ao permanecer na pele por muito tempo.
3- Enxágue bem o rosto e seque.
4- Aplique um creme ou óleo oclusivo para manter toda a umidade.

Em relação às medidas, Plescia sugere uma proporção de 1:1 de aloe vera para suplementos. Ela acrescenta: “Você pode ajustá-la de acordo com o resultado desejado da máscara e quão bem ela se espalha.” Em outras palavras, se você desejar uma textura mais espalhável, pode considerar a adição de um ingrediente menos espesso.

A grande vantagem de criar uma máscara de aloe vera totalmente natural é a flexibilidade que você tem para experimentar com as proporções e a quantidade. Se a mistura parecer muito viscosa ou pegajosa em seus dedos, basta adicionar mais aloe vera para diluir e manter a consistência gelatinosa.

5 máscaras faciais de aloe vera DIY para uma pele brilhante

Aqui estão 5 receitas de máscaras faciais de aloe vera para obter uma pele radiante. Embora haja uma variedade de ingredientes que se complementam bem com o aloe vera, algumas fórmulas se destacam para tratar problemas específicos da pele. Com essas receitas, você pode abordar uma ampla gama de problemas, desde o ressecamento comum até irritações e estresse oxidativo.

1.Máscara de aloe vera e mel, para acalmar a pele



O mel, com seus benefícios calmantes, é um complemento ideal para uma máscara facial de aloe vera. Você provavelmente já conhece as propriedades antibacterianas do mel.

Adicionar mel à sua mistura de aloe vera pode ajudar a reduzir a vermelhidão, minimizar cicatrizes e proporcionar hidratação à pele. 

No entanto, é importante não exagerar na quantidade de mel em relação à babosa (Sugerimos uma proporção de 1:2 de mel para aloe vera), caso contrário, a mistura pode ficar excessivamente pegajosa.

Se você não é fã de mel, outra excelente opção para acalmar a inflamação é a aveia coloidal, uma vez que pode “inibir substâncias químicas pró-inflamatórias, chamadas citocinas, bem como a histamina”, como destaca a médica e dermatologista Cybele Fishman.

2.Máscara de aloe vera e vinagre de maçã, para uma esfoliação suave

O aloe vera já possui propriedades esfoliantes naturais, uma vez que contém beta-hidroxiácido e ácido salicílico, que auxiliam na esfoliação suave da pele, conforme explicado por Plescia ao mbg. O vinagre de maçã (ACV) também é naturalmente esfoliante, mas pode ser vantajoso combinar essa ação com um agente calmante, como o aloe vera. Plescia compartilha a mesma opinião: “É benéfico misturar o vinagre de maçã com um ingrediente anti-inflamatório, como o aloe vera, para reduzir possíveis irritações na pele”.

Caso você não tenha vinagre de maçã à disposição, uma alternativa eficaz é adicionar um esfoliante físico, como um pouco de açúcar ou borra de café. Esses grânulos podem suavemente remover impurezas e se combinam perfeitamente com o aloe vera calmante, conforme aconselhado pelo químico cosmético e fundador da BeautyStat, Ron Robinson.

3.Máscara de aloe vera e açafrão, para iluminar a pele

Para combater a descoloração da pele, é altamente recomendável ter esta máscara iluminadora de açafrão à mão. A curcumina, o componente principal do açafrão, oferece diversos benefícios à pele, desde a neutralização de radicais livres até a redução da hiperpigmentação. Uma vez que o aloe vera também é um tratamento eficaz para manchas escuras, a adição de açafrão a esta máscara pode proporcionar um impulso significativo para clarear a pele.

Caso você não tenha açafrão disponível, as frutas cítricas podem ser uma solução: “Limões ou laranjas ricas em vitamina C podem contribuir para uniformizar o tom da pele”, como observado por Robinson.

4.Máscara de aloe vera e óleo de coco, para hidratação

Se sua pele está seca e descamada, o óleo de coco é uma excelente opção (ou o azeite, se for o que você tem à disposição, como sugere Plescia). O óleo de coco é um hidratante natural eficaz, especialmente para pessoas que sofrem de eczema. Quando combinado com o aloe vera, forma uma máscara hidratante poderosa. No entanto, se você estiver propenso a erupções cutâneas, seja cauteloso: “O óleo de coco pode desencadear erupções, então tenha cuidado se tiver tendência a acne”, alerta a dermatologista credenciada Jaimie Glick, M.D.

5.Máscara de aloe vera e iogurte, para uniformizar o tom da pele

Tem probióticos? Embora a pesquisa sobre o microbioma da pele ainda esteja em estágios iniciais, as evidências científicas parecem promissoras no que diz respeito à redução da acne e ao aprimoramento do tom de pele durante a noite. Para obter uma hidratação extra, é recomendado combinar aloe vera com este ingrediente comum encontrado na cozinha para obter benefícios saudáveis para a pele, conforme aconselha Robinson.

A conclusão

Se você está interessado em experimentar uma máscara facial de aloe vera, provavelmente já tem todos os ingredientes necessários na sua cozinha. No entanto, é fundamental consultar seu dermatologista ou esteticista antes de aplicar qualquer novo produto tópico em sua pele, uma vez que algumas pessoas podem ser alérgicas à babosa.

Sempre faça um teste de remendo antes de aplicar a máscara no rosto. Caso sinta qualquer sinal de irritação, interrompa imediatamente e lave o rosto. Fora isso, siga em frente, aplique o gel e deixe-o fazer sua mágica.

Postar um comentário

0 Comentários

Tendenciais

Vogue : transformando roupas anteriores em itens modernos